terça-feira, 6 de setembro de 2011



1 Campeonato de Escolinhas de Futsal tem grande público

Mesmo com a chuva e o frio, um grande número de pessoas prestigiou o 1º Campeonato de Integração de Escolinhas de Futsal do município de Viamão, realizado neste domingo (28/08). O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte. Com seis equipes, quatro categorias e cerca de 350 participantes, a competição serviu como uma ferramenta de propagação do espírito de equipe e integração entre os atletas.

Participaram da cerimônia de abertura do evento o prefeito em exercício, Atidor da Cruz, o secretário de Cultura e Esporte, Alexandre Godoy, o diretor-geral de Cultura e Esporte, Adão Pretto Filho, e o chefe do Gabinete do Prefeito, Ronaldo Selau. Em sua fala, Godoy destacou o valor do evento para as escolinhas. “O campeonato serve como um momento de integração entre os alunos das escolinhas, e também entre os professores. Estamos aqui para aprendermos uns com os outros.”, comentou. Além disso, ressaltou a importância do espírito esportivo: “a competição é secundária; estamos aqui para socializar e interagir, sempre respeitando os adversários, jogando de acordo com as regras e sem violência”.

Já o prefeito em exercício falou sobre o valor social da competição. Segundo ele, “é muito bom que o ginásio esteja sendo aproveitado para o bem da população”. E acrescentou: “o esporte é importante, pois nos dá disciplina, faz com que as crianças pratiquem uma atividade física, ao invés de estarem nas ruas”.

O ex-jogador da seleção brasileira de futsal, Carlos Roberto Castro da Silva – mais conhecido como Choco –, também esteve presente. Choco citou o próprio exemplo pra motivar os jovens: “Esse trabalho dá frutos e eu sou um deles. Por isso, escutem seus professores, tenham disciplina e aproveitem o esporte”, aconselhou o campeão mundial de futsal.

Seis equipes participaram do torneio: Academia da Vila, da Santa Isabel; Sete Povos, da Diamantina; Bola de Canhão, da Vila Elza; Almirante Bacelar, do Passo dos Dorneles; Castelinho CEBB, do Caminho do Meio; e o time de futsal da SMCE. O torneio teve quatro categorias, pré-mirim, mirim, infantil e juvenil. Os times foram divididos em dois grupos. Nessa fase, os dois melhores colocados de cada grupo passaram para a fase de “mata-mata”, passando por quartas de final, semifinal e final. Os primeiros e segundos colocados de cada categoria ganharam troféus, os terceiros ganharam medalhas.

A competição ainda contou com árbitros da Federação Gaúcha de Futsal, e materiais esportivos doados pelo professor Barcelos, um dos representantes do futsal no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário