quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MUDANÇAS REGRA FUTSAL 2011

Uma das mais radicais foi na REGRA 12
Anteriormente, o goleiro podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. ISSO NÃO É MAIS POSSIVEL - agora o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo 04(quatro) segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela.
REGRA 7 - A DURAÇÃO DA PARTIDA
Finalização dos periodos
Caso a bola já tenha sido chutada ate um dos gols, os arbitros esperarão que finalize o lançamento executado antes do apito ou sinal acustico do cronometrista. O periodo será finalizado:
- A bola vá diretamente ao gol e se anote um gol;
- A bola saia dos limites da superficie de jogo;
- A bola toque o goleiro, os postes, o travessão ou o solo e cruze a linha do gol e se anote um gol;
- a bola toque a qualquer outro jogador que não seja o goleiro depois de que tenha sido chutada ao gol adversário, e nenhuma infração tenha sido cometida que obrigue a repetir a execução de um tiro livre direto ou de um tiro penal, ou que, durante a trajetória da bola, uma das equipes não cometa uma infração sancionada com um tiro livre direto, a partir da sexta falta acumulada, ou um tiro penal.
O goleiro defensor detenha a bola, ou este rebote nos postes ou no travessão e não cruze a linha do gol.
REGRA 12 - FALTA E MÁ CONDUTA
Faltas aplicadas com um tiro livre indireto
Será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária caso um goleiro cometer uma das seguintes quatro infrações:
- Controlar a bola com as mãos ou os pés em sua própria metade da quadra de jogo durante mais de 04(quatro) segundos.
-Após jogar a bola, voltar a tocar em sua própria metade da quadra de jogo após o passe voluntário de um companheiro, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada por um adversário;
- Tocar a bola com as mãos em sua própria área penal depois de um jogador de sua própria equipe tenha devolvido com o pé;
-Tocar a bola com as mãos em sua própria área penal depois de tê-la recebido diretamente de uma lateral lançada por um companheiro.
REGRA 15 - TIRO LATERAL
Para cobrança do tiro lateral a bola deve estar imóvel e colocada em cima da linha lateral ou do lado de fora da quadra a uma distânca não superior a 25 centímetros.